Todo ato de comunicação, para que ocorra com sucesso, depende de vários fatores: quem fala (o emissor); com quem se fala (o receptor); o que se fala (o conteúdo, a mensagem); e como se fala (o meio e o código utilizados).
Estes são os elementos da comunicação. Veja agora na tabela para você compreender melhor cada um destes elementos?
Se você parar um minuto e pensar no seu dia a dia, você vai encontrar todos estes elementos nas suas formas de comunicação com as outras pessoas.
Pense, por exemplo, numa mensagem que você passou para outra pessoa utilizando o telefone celular. Todos estes elementos estão presentes ali.
E quando a comunicação dá problema?
Se um desses elementos falhar, a comunicação, pode não se realizar ou ficar comprometida – o que chamamos de “ruído na comunicação”.
Dica: observe a imagem acima, e se coloque na posição de quem fala, e perceba os elementos da comunicação que o emissor utiliza. Depois, coloque-se na posição de quem escuta, e faça o mesmo exercício.
Toda comunicação tem uma intenção
Os atos comunicativos têm sempre uma determinada intencionalidade, que pode ser mais ou menos consciente. São essas diferentes intenções que temos em mente, quando nos comunicamos.
Por exemplo, se a intenção da comunicação é convencer o destinatário, teremos a função conativa como característica daquele texto; ou se a intenção for informá-lo de lago, teremos a função referencial como característica.
Assim, dependendo da intenção da comunicação, pode ser, os textos – ou atos de comunicação – podem ser classificados segundo os critérios de intencionalidade de quem elabora a comunicação (o emissor).
Dessa forma, podemos encontrar em um texto (escrito, oral, verbal ou não verbal) as seguintes funções (ou intencionalidades):
As Funções da Linguagem
Função emotiva (ou expressiva) – quando a mensagem é centralizada no próprio emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.
Função referencial (ou denotativa) – quando a mensagem é centralizada no referente, isto é, no conteúdo da mensagem. Nesse caso, o emissor procura oferecer informações da realidade de forma objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular.
A função denotativa está presente na linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor (público-alvo).
Abaixo, um exemplo típico de linguagem denotativa – as notícias de jornal e os textos de divulgação de informações:
Leu o texto acima? Veja que ele transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias, é a linguagem característica das notícias de jornal, dos discursos científicos, técnicos, didáticos, correspondências comerciais, qualquer exposição de conceitos.
Função apelativa (ou conativa) – quando a mensagem é centraliza no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você (2ª pessoa) ou o nome da pessoa, além de uso de vocativos e do modo imperativo do verbo.
A função apelativa (ou conativa) é utilizada nos discursos, sermões e nas propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Função fática – quando a mensagem é centralizada no canal de comunicação, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Vamos pensar em uma cena comum: você entra em um elevador e há três pessoas. Então uma delas comenta sobre o tempo. As outras respondem. Não importa se está chovendo, se está calor ou frio demais. Importa é ter mantido o canal de comunicação aberto, com o objetivo de socialização e educação
Veja o quadrinho abaixo e perceba que a “conversa”, na verdade, não tem um conteúdo específico: são frases prontas apenas para manter e prolongar o contato. O comentário final do gato no último quadrinho cria o humor da tirinha:
Veja mais este exemplo abaixo: essas frases que usamos no dia a dia para manter a conversa, são formas de linguagem fática que tem o objetivo de “testar” o canal de comunicação.
Função poética – quando a mensagem é centralizada na forma da mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. A intenção aqui é trabalhar a forma como a mensagem é transmitida com a finalidade de passar prazer estético, além de outras funções tradicionais como emocionar, informar ou fazer você refletir.
Veja o exemplo da letra de música acima. A frase final “Eu vou indo correndo pegar meu lugar o futuro…E você?” traz um certo estranhamento, uma vez que, nesse contexto de rua, não se esperaria essa frase. Esse estranhamento proposital feito pelo autor sai do senso comum e “cria” uma linguagem figurada: isso é o efeito poético! (veja aula sobre o gênero “poema”: lá falamos disso e muito mais!)
Geralmente a função poética apresenta uma linguagem afetiva, sugestiva, conotativa e metafórica. Nesse tipo de texto, valorizam-se as palavras, suas combinações que saiam do lugar comum. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas.
Mais um exemplo:
Poema “Pêndulo” de Augusto de campos
Nesse caso, o autor “brinca” com a forma e o conteúdo da mensagem, de tal modo que haja uma motivação visual para aquilo que está escrito. Esse tipo de poesia, que tenta aproximar o conteúdo da forma, é chamado de poesia concreta.
Função metalinguística – quando a mensagem é centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem, pois têm a função de ensinar o código com o qual você vai escrever.
No exemplo abaixo, note que o pintor retrata a si mesmo como uma “autopintura”, ou seja, ele está enfatizando o código que, nesse caso, é a linguagem da pintura. No caso do código escrito, um dicionário é um bom exemplo de linguagem metalinguística, já que esse tipo de texto explica o próprio código.
VALE LEMBRAR: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para, então, defini-lo.
Para finalizar, é importante ter em mente que saber a função que predomina em um texto é pergunta super comum no Encceja. Além disso, mesmo que não ocorra a pergunta diretamente, saber qual a função que predomina é fundamental para você entender o tipo de texto que você está lendo para poder interpretá-lo corretamente.
Agora está na hora de treinar tudo isso fazendo as questões dos exercícios!
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Leia o texto a seguir antes de responder à questão
O inglês do Tarzan
Há dias, quando o ator Peter Fonda morreu, um veículo publicou uma declaração de sua irmã, Jane Fonda. Ela dizia estar arrasada com a morte de seu “irmãozinho de coração doce”. Não sou diabético, mas essa imagem pode ter alterado meu nível de glicose, e só um exercício intelectual me levou a concluir que Jane devia estar se referindo a seu “little sweetheart brother” — seu “irmãozinho querido” ou, amorosamente, “namoradinho”.
Pérolas equivalentes, frequentes no noticiário, são “plant” (fábrica) por planta, “library” (biblioteca) por livraria, “argument” (discussão) por argumento, “appointment” (encontro) por apontamento e “realize” (concluir) por realizar.
Os erros, hoje, vêm até nos melhores livros. “We’re in business” (agora vai ou vamos nessa) se tornou “estamos no negócio”. “My gentleman friend” (o “coronel” ou o “senhor que me ajuda”) passou a ser “meu cavalheiro amigo”. E “we were drinking buddies” (nós éramos colegas de copo) transmutou-se no hilário “estávamos bebendo umas Buddies”.
Mas estamos avançando rumo à condição de 51º estado americano. A velha “vaquinha” tornou-se “crowdfunding”. Aleatório é “randômico”. Gostar de alguém é “dar um match”. Estar a fim é “ter um crush”. E uma palavra já incorporada ao léxico, “delivery”, não se limita mais à entrega em domicílio da pizza pelo motoboy. Assim como em inglês, estendeu-se — em português — a cumprir ou deixar de cumprir alguma coisa: “Fulano era uma grande promessa, mas não entregou o que se esperava dele”.
Pela abundância de inglês em nossas placas, fachadas e camisetas, era como se o falássemos tão bem quanto os alemães. Que nada. Pela avaliação internacional, somos tão monoglotas quanto os russos. [...]
CASTRO, Ruy. O inglês do Tarzan. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2019/09/o-ingles-do-tarzan.shtml>.
Acesso em: 18 set. 2019. (Fragmento)
Questão 01 - Linguagem, Texto e Discurso / Funções da Linguagem (Fac. Santo Agostinho BA/2020/janeiro)
A forma como o autor aborda o tema e organiza as ideias é reveladora da intencionalidade comunicativa do texto, ou seja, evidencia as funções que a linguagem assume.
Nesse sentido, verifica-se que, na crônica, predomina a função:
Correto
Incorreto
Questão 2 of 9
2. Question
Leia o texto a seguir antes de responder à questão:
Mesmo que o homem conseguisse construir um computador que fizesse tudo o que é normalmente atribuído a processos mentais quando feito pelo homem, isso não implicaria que o homem nada mais é do que uma máquina. Sem o programa correspondente um computador nada pode fazer em relação à linguagem. É o programa, e não as ferragens, que é responsável pela habilidade do computador de simular um comportamento inteligente. Há aqueles que sustentariam que o programa está para o computador como a mente está para o cérebro, e que considerando o cérebro humano vivo como um computador programado, de finalidades especiais, podemos contornar, se não resolver, o problema tradicional mentecorpo. Seja como for, temos que enfatizar que a inteligência artificial é em si neutra e não agride nem a dignidade humana nem a liberdade da vontade.
Muito da importância que damos à ciência cognitiva e à inteligência artificial dependerá de nossa atitude face ao papel explanatório dos modelos em ciência natural e social. Qualquer sucesso obtido na simulação do processamento linguístico por computador tende a aumentar a nossa compreensão da linguagem e da mente. Não é certo, no entanto, se um dia será possível simular por computador todos os processos mentais envolvidos na produção e compreensão da linguagem.
Adaptado de John Lyons, em Lingua(gem) e Linguística, 1981.
Questão 02 - (Mackenzie SP/2020/janeiro)
Sobre o texto é correto afirmar que a função da linguagem predominante é a:
Correto
Incorreto
Questão 3 of 9
3. Question
Leia o texto antes de responder à questão
Senhor,
Dois amores tomaram conta de todas as faculdades de minha alma. Um me leva a desejar ser o testemunho feliz dos atos diários de sua Augusta e Divina Presença. Outro me deixa escravo da Pintura e me mantém atado ao meu cavalete, onde o meu nobre trabalho me deixa digno da sua honrosa proteção. Vossa Majestade, cujos talentos e sabedoria souberam conciliar os interesses de importância muito maior, pode na sua bondade realizar todos os desejos de meu coração ao me permitir dedicar-me ao seu serviço e àquele de sua augusta família, seja na qualidade de professor de desenho dos príncipes ou das princesas, a quem os meus cabelos brancos me permitem chegar perto; seja ao me dar o cargo de conservador dos seus quadros, estátuas etc. etc. etc. Com a idade de 60 anos, pai de uma família numerosa, achei-me, no meu país, vítima de uma revolução cuja agitação crescente eliminou a minha modesta fortuna.
Assustado sobretudo pela última invasão de Paris, todas as minhas esperanças se dirigem ao asilo que Vossa Majestade escolheu para si mesmo na sabedoria de suas concepções. Taunay, Peintre, membre de l’Institut Royal de France.
(Lilia Moritz Schwarcz. O sol do Brasil, 2008. Adaptado.)
Questão 03 (IBMEC SP Insper/2019/julho)
A função da linguagem predominante no texto é a:
Correto
Incorreto
Questão 4 of 9
4. Question
Leia o texto antes de responder à questão
E, de repente, e em derivação oposta à de Ricardo Reis, surgiu-me impetuosamente um novo indivíduo. Num jacto, e à máquina de escrever, sem interrupção nem emenda, surgiu a Ode Triunfal de Álvaro de Campos – a Ode com esse nome e o homem com o nome que tem. [...]
Quando foi da publicação de “Orpheu”, foi preciso, à última hora, arranjar qualquer coisa para completar o número de páginas. Sugeri então ao Sá-Carneiro que eu fizesse um poema «antigo» do Álvaro de Campos – um poema de como o Álvaro de Campos seria antes de ter conhecido Caeiro e ter caído sob a sua influência. E assim fiz o Opiário, em que tentei dar todas as tendências latentes do Álvaro de Campos, conforme haviam de ser depois reveladas, mas sem haver ainda qualquer traço de contato com o seu mestre Caeiro. Foi dos poemas que tenho escrito, o que me deu mais que fazer, pelo duplo poder de despersonalização que tive que desenvolver. Mas, enfim, creio que não saiu mau, e que dá o Álvaro em botão [...].
Fragmento adaptado de: Fernando Pessoa, Correspondência (1923-1935).
Questão 04 (205459) - (PUC RS/2019/janeiro)
As funções da linguagem estão presentes em todo texto que produzimos. No texto, predomina a função:
Correto
Incorreto
Questão 5 of 9
5. Question
Leia o texto antes de responder à questão
É importante notar que o esforço para a produção dos sentidos ocorre em virtude de os homens desejarem estabelecer cadeias comunicativas, seja para informar, convencer, emocionar, seja para explicar, determinar, aconselhar. Mas, para que isto acontecesse, foi necessária aos diversos grupos humanos a criação de códigos linguísticos próprios, acordos que conhecemos pelo nome de línguas e que expressam maneiras particulares de conceber os significados, as formas de uso, os mecanismos de elaboração do universo das palavras. Sem isto, as expressões linguísticas cairiam no vazio e as sentenças resultariam incompreensíveis. Imaginem como ficaria um alemão que não sabe português diante da frase “A lição está difícil”.
Em nosso caso, o código comum é a língua portuguesa: graças a ela produzimos, verbalmente, os efeitos de sentido. No entanto, não se deve considerar o código comum como uma referência padrão que se mantém inalterada. Ao contrário, a língua possui variabilidades, usos diferenciados conforme a situação cultural, econômica, etária, regional do usuário.
Adilson Citelli, O texto argumentativo
Questão 05 (200747) - (Mackenzie SP/2019/Janeiro)
Assinale a alternativa correta sobre o texto e a presença de funções da linguagem.
Correto
Incorreto
Questão 6 of 9
6. Question
Leia o texto antes de responder à questão: 6
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não,
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções,
Caminhando e cantando
E seguindo a canção.
Vem, vamos embora,
Que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer.
Pelos campos há fome
Em grandes plantações,
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões.
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão.
[...]
Há soldados armados,
Amados ou não,
Quase todos perdidos
De armas na mão.
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição
De morrer pela pátria
E viver sem razão.
[...]
VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores.
Disponível em: <https:// www.letras.mus.br>. Acesso em: ago. 2018.
Linguagem, Texto e Discurso / Funções da Linguagem
Questão 06 - (UNINORTE AM/2019)
Tendo em vista a intenção do falante da língua ao transmitir uma mensagem, ele recorre às chamadas funções da linguagem.
No poema-canção em destaque, as funções da linguagem mais marcantes são as que se identificam como:
Correto
Incorreto
Questão 7 of 9
7. Question
Leia o texto antes de responder à questão
Às 15h de uma segunda-feira, o campinho de futebol sob o viaduto de Vila Esperança está lotado de jovens descalços disputando o clássico Dois Poste contra Santa Cruz.
Ninguém tem emprego. Xambito é um deles.
Xambito precisa pagar pensão para seu filho de três anos, mas não quer voltar para a “vida errada”, como diz.
“Essa vida errada aí, biqueira [ponto de vendas de drogas], tráfico, só tem dois caminhos: cadeia ou morte; não quero nenhum desses dois, quero ver meu filho crescer, botar ele pra jogar bola, pra estudar”, diz Xambito, que anda pela favela com uma caixinha de som tocando o sertanejo Felipe Araújo.
Ele está correndo atrás de um “serviço fichado” (registrado). Já foi várias vezes aos pátios das fábricas em Cubatão, mas diz que aparecem dez vagas para 500 pessoas. “Só com ajuda de Deus para ser chamado, é muita gente desempregada.”
1 A tecnologia da informação evoluiu muito. Se 2 explorarmos bem a história, é possível abordar desde a 3 criação da eletricidade, por Tales de Mileto em 700 a.C., 4 com a publicação do tratado sobre eletricidades, em 5 1873, até a criação dos equipamentos de comunicação. 6 A percepção que se tinha é que as máquinas poderiam 7 imitar o poder da mente.
8 Atualmente, é possível verificar que houve uma 9 grande revolução tecnológica. Das gigantes máquinas 10 criadas, o salto foi para os pequenos aparelhos móveis 11 com grande potencial de gerir informação. As pessoas 12 respiram tecnologia, e grande parte das operações e 13 interação humana, hoje, provêm dos meios de 14 comunicação. Com o advento de dispositivos móveis, 15 como os smartphones, tablets e afins, a informação 16 começou a fluir com mais facilidade.
17 O processo de aprendizagem também sofre 18 grandes influências desses avanços tecnológicos. Não 19 dá mais para utilizar apenas os meios tradicionais com 20 o objetivo de transmitir e compartilhar conhecimento.
21 A sociedade vive em plena era da revolução 22 tecnológica, passando por diversos estágios. Essa 23 busca de coisas novas, provocada pela competição 24 acirrada de empresas, instituições acadêmicas e 25 conhecimento pessoal, é uma fonte inesgotável para o 26 ecossistema de inovações. O investimento em técnicas 27 de criatividade, o estímulo à pesquisa e os diversos meios 28 de explorar a capacidade humana mantêm a sociedade 29 voltada para a busca contínua de informação. A realidade 30 da internet das coisas é uma tendência, pois tudo 31 provavelmente estará conectado.
32 Entretanto, apesar de parecer que a tecnologia da 33 computação tenha amadurecido e se tornado onipresente 34 e ilimitada, os pesquisadores buscam inspiração 35 na mente, em sistemas biológicos e física quântica. A 36 mente humana é verdadeiramente a maior propulsora 37 da tecnologia da informação.
O MUNDO da Tecnologia da Informação: ontem, hoje e amanhã. Disponível em: <http://mercadoemfoco.unisul.br/o-mundo-da-tecnologia-dainformacao- ontem-hoje-e-amanha/ >. Acesso em: 8 nov. 2017. Adaptado.
Figuras de Linguagem / Figuras de Linguagem
Questão 08 - (UNIDERP MS/2018)
Embora o texto apresente prioritariamente a função referencial e utilize principalmente a linguagem denotativa, é possível identificar a conotação em alguns trechos, como no transcrito em:
Correto
Incorreto
Questão 9 of 9
9. Question
Leia o texto antes de responder à questão
“Você, leitora e leitor, quejá não aguenta mais o pensamento único queimpera nos grandes jornais diários, nas revistas semanais de notícias e nas emissoras de rádio e televisão, todos alinhados na defesa dos interesses do mercado; quejá não confia mais nas notícias que vê pela internet, muitas delas fakes; quese vê obrigado a selecionar as fontes de informação para ficar a par dos acontecimentos e evitar ser manipulado: este editorial é para você”.
Disponível: http://diplomatique.org.br/a-solidariedade-entre-nos/. Acesso em out. 2017.
Linguagem, Texto e Discurso / Funções da Linguagem
Questão 9 (190825) - (UNITAU SP/2018)
O trecho em questão apresenta, predominantemente, a função