Você já pensou a respeito do que determina se uma ação é correta ou não? Bom, é para responder questões como essa que temos a Ética.
A Ética surgiu há muito tempo atrás quando os gregos lá por volta do século V a.C. se dedicaram a tais questionamentos. Foi um sujeito chamado Aristóteles quem primeiro elaborou um sistema de pensamento para resolver essa questão.
Embora ao longo das eras os filósofos tenham proposto diferentes maneiras de aplicarmos as reflexões Éticas, ainda preservamos a essência criada por Aristóteles, isto é, Ética permanece uma corrente filosófica dedicada a reflexão das ações humanas.
Ética Vs. Moral
Antes de compreendermos mais a fundo os diversos filósofos que trataram do tema, é bacana entender primeiro um outro conceito que também diz respeito ao julgamento de nossas ações, a Moral.
Podemos definir a Moral como um conjunto de normas aceitas socialmente que são aplicadas em nossas vidas. As ações do nosso dia-a-dia passam sempre por essa ‘peneira da Moral’, revelando se essas ações são aceitáveis ou não.
Funciona mais ou menos assim, imagine uma ação particular. Essa ação deve se estender para além de você, então para isso, vamos usar como exemplo arrotar! Quando você libera aquele ruido e por ventura está sozinho, sua ação não incomoda ninguém além de você mesmo, correto?
Já, ao fazer isso em um local onde existam outras pessoas, esse estrondo causa certo desconforto aos demais. Imagina só arrotar em meio a um restaurante cheio? Seria falta de educação. Por conta disso, sua ação é julgada pela sociedade e o veredito é que tal ação é errada. Assim sendo, arrotos públicos são ações imorais.
Digo isto pois, diferentes sociedades possuem diferentes estruturas morais. Ora, se uma ação é considerada imoral quando não é socialmente aceita, essa mesma ação pode ser considerada moral quando é socialmente aceita.
O mesmo podemos dizer das flatulências emitas pelo corpo humano. Quando você está sozinho sua flatulência não pode ser imoral, pois, é natural do corpo humano emitir gases. Contudo, essa ação não é lá muito bacana quando feita no meio da galera, principalmente no busão lotado!
Podemos concluir então que, a Moral é originaria de um sistema social e nesse sentido, é a sociedade que nos diz se algo é certo. Portanto, a Moral pode variar de uma sociedade para outra, pois as sociedades possuem diferentes culturas.
No Brasil, por exemplo, é imoral ter mais de um cônjuge, por isso, ter uma ou um amante é algo mal visto em nossa sociedade. Entretanto, se nos afastando das terras tupiniquins, notamos que em alguns países, como a Nigéria por exemplo, é bem como o homem possuir mais de uma esposa. Curiosamente o mesmo não se pode dizer das mulheres, estas estão sempre a mercê de uma Moral fatalmente machista. Vai entender?
O próprio termo Moral vem do Latim Moralis que quer dizer costume e como você deve imaginar, os costumes são coisas temporais. Veja só, a alguns anos atrás, era costume no Brasil o homem pagar a conta quando chamava uma mulher para jantar, para minha sorte, isso mudou e hoje, graças aos avanços dos movimentos sociais, eu consigo dividir a conta sem ser taxado como um sujeito Imoral.
Agora, e a Ética? Como é que ela se diferencia da Moral? Bom, primeiramente a Ética é algo mais consistente, ou seja, atemporal. Ela tem a mesma validade hoje, que tinha no tempo da sua bisavó.
Isso porque a Ética é algo que vai refletir sobre a própria Moral, isto é, ela funciona como uma análise das nossas ações para além dos princípios e costume impostos pela sociedade.
Nesse sentido, a Ética é uma coisa mais neutra e pura do que a Moral, pois, ela parte da Razão. Podemos entendê-la como uma abstração criada pelo intelecto humano afim de para buscar um julgamento mais imparcial das ações humanas.
Saca só, se de um lado a Moral é relacionada a um sistema social, a Ética é uma parada individual, ou seja, se nós agimos moralmente porque a sociedade nos diz que é o certo, do ponto de vista da Ética, deveríamos agir sem essa pressão social, escolhendo nossas ações apenas embasados na racionalidade.
Como para Filosofia, a razão tende a ser algo mais universal, então dá para afirmar que a Ética se propõe universal, já a Moral é limitada pela cultura que estamos inseridos.
Vamos recapitular então:
MoralÉtica
Social Individual
Cultural Universal
Temporal Permanente
É importante ressaltar que nenhum ser humano já nasce com esses conceitos formados, eles nos são ensinados ao longo da nossa jornada por esse mundão. Muitas vezes aprendemos eles na escola ou com a família.
Cara, dado o que você viu sobre Moral até aqui, seria valido dizer então que a Moral depende do convivo social? E a Ética?
Dos Filósofos
Falávamos que Aristóteles foi o cara que desenvolveu o primeiro sistema Ético da história, para ele, Ética era busca pelo aperfeiçoamento do indivíduo. Para nos aperfeiçoarmos, seria necessário, segundo Aristóteles, cultivar nossas virtudes.
Todavia, é importante que essas virtudes sejam dosadas. Tal qual um remédio que em excesso provoca uma enfermidade, as virtudes também devem ser cultivadas com cautela. Imagine uma situação em que você sinta medo, a ausência da virtude necessária para transpor esse medo seria a covardia, o excesso dessa virtude seria a brutalidade, mas a quantidade certa é o que chamamos de coragem.
Avançando alguns anos na história, outro grande filósofo, meu camarada Immanuel Kant, também escreveu um importante sistema filosófico que tratava da Ética. Em sua obra ‘Fundamentação da Metafísica dos Costumes’ ele postulou a Ética como algo que devemos fazer independente da pressão externa que sofremos.
Na visão de Kant, devemos agir eticamente não porque é algo bom para nós, ou porque as pessoas assim agem, mas ao invés disso, devemos agir de maneira Ética pura e simplesmente porque é o correto a se fazer.
Por fim, o que determina se uma ação é certa ou errada é a maneira que essa ação pode ser interpretada racionalmente, sem a pressão exercida pelos outros. Nesse sentido, uma ação que possa ser Imoral, ainda sim, pode ser considerada Ética.
Bom, vamos resolver algumas questões para ver se você entendeu a diferença entre Ética e Moral?
Simulado
Time limit: 0
Simulado Summary
0 of 10 Questões completed
Perguntas:
Information
Você já concluiu o simulado antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Simulado is loading...
You must sign in or sign up to start the simulado.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
Resultados
Simulado concluído. Os resultados estão sendo registrados.
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
Correto
Incorreto
Questão 2 of 10
2. Question
Questão 2 – (UPE 2014)
O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. (BOFF, Leonardo, Ethos Mundial, 2003, p. 27-28. Adaptado.)
Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:
I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.
II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.
III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.
IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.
V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.
Estão CORRETOS:
Correto
Incorreto
Questão 3 of 10
3. Question
Questão 3 – (UNICAMP 2016)
Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960, a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. (José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.)
A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que:
Correto
Incorreto
Questão 4 of 10
4. Question
Questão 4 – (UNISC 2012)
Apresentados os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética filosófica?
Correto
Incorreto
Questão 5 of 10
5. Question
Questão 5 – (UPE 2015)
Sobre a ética e a política, considere o texto a seguir: “A verdade é filha legítima da justiça, porque a justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena.” (Pe. Antônio Vieira, Sermão da Quinta dominga de Quaresma)
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
Correto
Incorreto
Questão 6 of 10
6. Question
Questão 6 – (Unesp 2019)
Então, todos os alemães dessa época são culpados?
– Esta pergunta surgiu depois da guerra e permanece até hoje. Nenhum povo é coletivamente culpado. Os alemães contrários ao nazismo foram perseguidos, presos em campos de concentração, forçados ao exílio. A Alemanha estava, como muitos outros países da Europa, impregnada de antissemitismo, ainda que os antissemitas ativos, assassinos, fossem apenas uma minoria. Estima-se hoje que cerca de 100 000 alemães participaram de forma ativa do genocídio. Mas o que dizer dos outros, os que viram seus vizinhos judeus serem presos ou os que os levaram para os trens de deportação?
(Annette Wieviorka. Auschwitz explicado à minha filha, 2000. Adaptado.)
Ao tratar da atitude dos alemães frente à perseguição nazista aos judeus, o texto defende a ideia de que
Correto
Incorreto
Questão 7 of 10
7. Question
Questão 7 – (Unesp 2018)
Os homens, diz antigo ditado grego, atormentam-se com a ideia que têm das coisas e não com as coisas em si. Seria grande passo, em alívio da nossa miserável condição, se se provasse que isso é uma verdade absoluta. Pois se o mal só tem acesso em nós porque julgamos que o seja, parece que estaria em nosso poder não o levarmos a sério ou o colocarmos a nosso serviço. Por que atribuir à doença, à indigência, ao desprezo um gosto ácido e mau se o podemos modificar? Pois o destino apenas suscita o incidente; a nós é que cabe determinar a qualidade de seus efeitos.
(Michel de Montaigne. Ensaios, 2000. Adaptado.)
De acordo com o filósofo, a diferença entre o bem e o mal
Correto
Incorreto
Questão 8 of 10
8. Question
Questão 8 – (Enem PPL 2016)
A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)
Correto
Incorreto
Questão 9 of 10
9. Question
Questão 9 - (Enem 2010, 2ª aplicação)
A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & defesa nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a:
Correto
Incorreto
Questão 10 of 10
10. Question
Questão 10 - (Enem 2010)
Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito históricosocial. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
(SEVERINO. A. J. Filosofia)
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta
Correto
Incorreto
Ernani
Ernani é formado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista. Ministra aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis.