A Redação do Encceja em uma hora: veja agora como fazer
Veja com os sete passos da professora Mercedes Bonorino. Você vai criar um texto super bacana em quatro parágrafos. E com todas as partes que valem ponto.
A tensão dos participantes na hora da prova é sempre muito alta. Mas, com as dicas da professora Mercedes, você consegue identificar o tema, fazer o contexto, criar a sua abordagem, e indicar a sua proposta de solução. E dá pra fazer a Redação do Encceja em uma hora.
A dica principal do Curso Gratruito do Encceja começa com o desenho da estrutura, para você criar a redação em quatro parágrafos. Um de Introdução; dois para o Desenvolvimento; e um de conclusão. E, você já raciocina assim para ordenar seu pensamento desde o início.
Como organizar o seu tempo na Redação
- – Leitura e Interpretação do Tema. 5 minutos
- – Destacar as palavras-chave que você vai utilizar. 5 minutos
- – Como fazer a Introdução. 10 minutos
- – Como fazer o Desenvolvimento da Redação. 10 minutos
- – A Conclusão, com a sua proposta de Intervenção. 5 minutos
- – Leia duas vezes o rascunho. 10 minutos
- – Passar a limpo – Capriche na letra. 15 minutos.
A Redação do Encceja em uma hora
Confira agora o que fazer em cada um dos sete passos com as dicas da professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito:
Veja agora, no detalhe, o que você precisa fazer em cada etapa para conseguir fazer a Redação do Encceja em uma hora:
Os sete passos da Redação
1 – Leitura e Interpretação do Tema. 5 minutos
Você já pode ter uma certeza a partir de agora. O Tema do Encceja traz uma problemática brasileira. A redação do Encceja pede para os participantes o entendimento do tema, uma contextualização em termos de Brasil, e a criação de uma tese para orientar o desenvolvimento.
A Tese consiste em você colocar (sempre na terceira pessoa) o que seria o seu olhar sobre o problema, e que você vai abordar depois nos dois parágrafos de desenvolvimento. Assim que você pegar o caderno de provas, na folha de redação, você vai encontrar o tema, e que está sempre em destaque. Geralmente em letras maiúsculas, e dentro de uma caixa diferenciada. Assim, você não confunde o tema com os textos de apoio que também estarão ali na página da redação.
2 – Destacar as palavras-chave que você vai utilizar. 5 minutos
Depois de dar uma boa lida no Tema, você vai passar os olhos nos textos de apoio. Nada de copiar trechos destes textos para colocar na sua redação. Eles estão ali para te ajudar a entender o contexto, e servem para estimular as suas ideias.
Na leitura dos textos motivadores anote ou sublinhe as palavras-chave que você identificar como oportunas ou úteis para a construção do seu raciocínio. Puxe dos textos motivadores as palavras-chave, e deixe sua cabeça trabalhar pra criar sua Tese, os Argumentos, e a Conclusão.
3 – Como fazer a Introdução. 10 minutos
Para tirar uma boa nota você precisa organizar a Introdução em três partes. Na primeira, você coloca o Contexto onde está acontecendo o problema descrito no tema. Duas linhas são suficientes. A segunda parte da Introdução envolve a sua Tese, que é o jeito como você enxerga o problema, e identifica as possíveis causas. Se você colocar uma “causa” que gera o problema, e uma “consequência” gerada pelo problema, você vai mandar muito bem.
E, a terceira parte da Introdução envolve as indicações que você faz para começar a discorrer sobre os Argumentos.
4 – Como fazer o Desenvolvimento da Redação. 10 minutos
Aqui a dica da professora Mercedes é pra você criar dois parágrafos. No primeiro, você discorre sobre as “causas” do problema, e apresenta os seus argumentos críticos sobre eles. Mas, sempre escrevendo na terceira pessoa. Nada de colocar “eu acho que”. É perder pontos.
No segundo parágrafo, você escreve sobre as “consequências”, também com a sua visão a respeito delas. Sempre ligando no mesmo eixo que você apresentou na Introdução.
5 – A Conclusão, com a sua proposta de Intervenção. 5 minutos
Chegou a vez do último parágrafo. A dica básica é você elaborar uma proposta de solução para o problema descrito no Tema. Você precisa pensar em “quem” vai fazer “o quê”, para chegar em “quais resultados”. Geralmente os problemas pedem soluções de Políticas Públicas. O esquema para você não se perder é este, criando uma sequência lógica:
- “Quem deve tomar a providência”, caracterizando O Agente;
- Em seguida, descreva a Ação Sugerida, indicando o que poderia ser feito para atenuar ou resolver o problema;
- E, feche indicando A Melhoria que você espera.
6 – Leia duas vezes o rascunho. 10 minutos
Se quiser dar um tempo e ir ver as questões das outras matérias, ótimo, que ajuda a dar um refresco nas ideias. E, quando você voltar ao texto, vai encontrar pequenos erros que pode ter deixado passar.
7 – Passar a limpo – Capriche na letra. 15 minutos.
A última dica para você fazer a Redação do Encceja em uma hora é só passar a limpo depois de revisar com calma o rascunho.Capriche na estética. Letra boa, e sem espremer as palavras para forçar dentro do tamanho das linhas. Afinal, uma boa impressão sempre ajuda.
CURSO GRATUITO DO ENCCEJA
Não é complicado, e você consegue passar tranquilo se fizer uma revisão no Curso do Encceja gratuito com os temas que mais caem para mandar bem e tirar logo o Certificado do Ensino Médio.
Foi com esse propósito para você passar na prova que a Rede Enem criou para você o Curso do Encceja, que é 100% gratuito. Confira:
A dica da hora é para você ganhar confiança de que pode, sim, passar nas provas e tirar o Certificado do Ensino Médio.
O primeiro passo é fazer o download gratuito das provas do Encceja para ir aplicando nos exercícios reais o que você for aprendendo ou revisando todo dia no Curso do Encceja.
Parabéns. Agora, é com você!
Que você consiga fazer uma excelente redação do Encceja em uma hora. Queremos ver o seu sorriso com o Diploma na mão!