Aula 1 de 8
In Progress

Linguagem verbal e não verbal

Baixe o E-book

Primeiramente, vamos definir algo básico, mas muito importante para que você tenha todas as condições de compreensão desta aula para gabaritar nas questões da prova:

Afinal, o que é linguagem?

De maneira bem simples, podemos dizer que Linguagem é a ferramenta que utilizamos para nos comunicar, para nos expressar. Na verdade, temos várias ferramentas para isso: palavras, símbolos, desenhos, gestos, sons e muito mais.

Abaixo, colocamos uma definição mais técnica de linguagem, pois é muito comum aparecer nas provas definições mais formais. Por isso que é importante que você conheça e, de quebra, ainda aumenta o seu conhecimento sobre linguagem e cultura.

Definição de Linguagem

Espero que você tenha percebido que a definição “técnica” acima é apenas uma maneira mais organizada e aprofundada de dizer que o ser humano possui várias formas de estabelecer essa comunicação.

Mas podemos separar as formas de comunicação em dois grandes blocos: 1) a linguagem verbal, e, 2) a linguagem não verbal.  Veja a seguir os exemplos mais típicos para você compreender as características básicas da linguagem verbal, e da linguagem não verbal.

  • LINGUAGEM VERBAL:

Sem dúvida a sociedade como conhecemos hoje se baseia na comunicação por meio de palavras, dialetos, línguas.

 Enfim, por meio de um código linguístico comum a um grupo de falantes, seja esse código escrito e/ou falado, seja apenas falado.

Essas sociedades que utilizam apenas a língua falada são conhecidas como sociedades “ágrafas” – neste caso, as informações, leis, ensinamentos, ou seja, a cultura é passada de forma oral.

 Mas, não importa de a sociedade utiliza a língua de forma oral ou escrita, essa comunicação se utiliza de um código comum à comunidade – o que chamamos de língua.

  • A LINGUAGEM NÃO VERBAL:
  • Sinais Visuais ou Símbolos Visuais

Além da comunicação por meio de uma língua, as sociedades utilizam outras formas para a importante tarefa de comunicar.

E, muitas, vezes, a eficácia dessa comunicação passa pela utilização de outras modalidades, como símbolos e sinais, que são muito importantes para várias áreas do conhecimento.

Um exemplo simples é o caso da linguagem de trânsito. Quando alguém, em qualquer país, vai tirar a carteira de motorista, ele passa pelo aprendizado de um código específico que deve ser aprendido por todos que queiram dirigir.

A maioria desses símbolos que estão no código de trânsito, inclusive, são internacionais, isto é, o símbolo de “não estacione” que você aprende no Brasil, ao tirar sua carteira de motorista, vale também para outros países.

Linguagem & Símbolos

Isso facilita e organiza a sociedade para que possamos nos comunicar com um alcance maior. Vejam mais alguns exemplos dessas linguagens simbólicas:

Símbolos religiosos:

Símbolos químicos, matemáticos e musicais:

Desenho e pinturas

As pinturas rupestres (feitas em pedra) parecem ter sido a primeira manifestação comunicativa humana não ora.

É por meio dessas representações que ficamos conhecendo as crenças, rituais, perigos, práticas cotidianas dessas comunidades pré-históricas e mostram uma sociedade já organizada e sabedora da importância da comunicação.

 Os desenhos, muitas vezes, têm um poder de síntese e de comunicação abrangente, já que, em tese, as imagens não possuem a barreira da aprendizagem de um código específico, como a linguagem verbal.

A comunicação pela arte

As artes visuais, em geral, podem passar mensagens muito mais contundentes do que um textão de várias páginas.

Esse quadro, Família de Retirantes, de Cândido Portinari, talvez denuncie mais o problema da seca, da fome e da desigualdade no país do que um texto de muitas páginas.

O impacto visual que uma pintura ou desenho pode gerar podem ser mais eficazes para passar uma mensagem do que outras formas mais comuns de comunicação.

Gestos e expressões fisionômicas

A língua de sinais talvez seja hoje a forma mais conhecida de linguagem formalizada por meio de gestos.

Mas os gestos sempre fizeram parte da linguagem, sejam sozinhos, sejam como reforço da linguagem verbal.

Música, pintura e manifestações artísticas em geral

A linguagem musical tem a função não só de dar prazer estético como também de estabelecer troca de vivências e emoções.

Apesar de ser não verbal, quando associada a uma letra de música, transforma-se em linguagem mista.

A canção e as letras de música merecem aula à parte, pois o Encceja gosta bastante desse tipo de texto. (veja aula sobre canção)

Linguagem verbal e não verbal: A comunicação mista ou híbrida

Aqui você teve uma amostra das modalidades de comunicação mais comuns separadamente. Agora nós vamos “bagunçar” um pouco! Na verdade, essas linguagens podem vir associadas, ou seja, um texto ou comunicação pode ser feito por meio de mais de um tipo de modalidade.

Um exemplo perfeito para essa comunicação de modalidade mista (ou híbrida) é a charge, cartum ou tirinha:

É importante deixar claro para você que chamamos de “texto” não apenas as falas em linguagem verbal contidas nos balões, mas o conjunto formado por linguagem verbal dos balões mais toda a parte gráfica, incluindo as expressões fisionômicas dos personagens.

Veja que a Mafalda começa, no primeiro quadrinho, com uma fisionomia positiva que contrasta com a fisionomia do último quadrinho e isso deve ser levado em consideração para as questões de interpretação. Além, claro, da ambientação e dos detalhes dos personagens do quadrinho do meio.

Dessa forma, a linguagem verbal propriamente dita só vai atingir o sentido completo de texto se você levar em consideração todos esses elementos.

Dica de aula extra

Convido você a consultar agora nossa aula especial sobre charge, tirinha e cartum, e as diferenças entre eles, vale a pena!

Veja como cai nas provas do Encceja

O conteúdo sobre Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal pode ser cobrado de várias formas. Veja nestes exemplos:

  • Questões com textos com apenas uma modalidade e qual a mensagem/informação está sendo veiculada:

Essa questão 18 da prova do Encceja/2019 utiliza um texto com apenas a linguagem verbal e o sentido do texto deve ser percebido nos limites dessa linguagem, incluindo o texto propriamente dito e os elementos extratextuais (ver aula “Como ler um texto” para entender os elementos extratextuais).

Professora, não tem o gabarito? Calma! Essa questão e mais muitas outras estão nos exercícios preparados especialmente para você.

Antes, vamos ver outros tipos de textos com linguagem de modalidade mista e que o Encceja ama!

Exemplo de questão:

Essa questão 11 da prova do Encceja/2019 utiliza um texto com apenas a linguagem não verbal e o sentido do texto deve ser percebido nos limites dessa linguagem, incluindo todos os detalhes, por exemplo, da descrição da personagem e sua evolução (sugestão: ver aula “Como interpretar charges”).

Guarde a ansiedade para o gabarito.  Antes de ir para os exercícios, vamos ver outros tipos de textos com linguagem de modalidade mista e que o Encceja ama!

  • Questões que utilizam textos com mais de uma modalidade de linguagem separadamente interligando um assunto, para ver se você percebe as relações de sentido entre as modalidades.

Essa questão 14 da prova do Encceja/2017 utiliza dois textos: texto I – com uma foto de esculturas – linguagem não verbal; texto II – com apenas a linguagem verbal.

Nesse caso, que é uma questão típica do Encceja, o sentido do texto deve ser percebido entre a relação do texto I com o texto II.

É importante aqui estabelecer os pontos em comum entre os dois textos, ou seja, o que há de concomitante entre eles.

Aproveite agora e pense um pouco sobre o texto I e II e tente responder depois lá no grupo de exercícios, já que essa questão estará lá!

  • Questões de Linguagem mista: verbal e não verbal ao mesmo tempo.

Essa questão 01 da prova do Encceja/2018 mostra um texto que se utiliza da linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. Do mesmo jeito que o quadrinho da Mafalda acima.

Também esta é uma questão típica do Encceja e o sentido do texto deve ser percebido pela relação entre as diferentes linguagens.

Note a expressão fisionômica dos mosquitos e do cidadão, até mesmo o aspecto da garrafa jogada no chão não deve passar batido para você! Tudo conta!

Aproveite agora que demos um ponta pé inicial para as questões, vai lá nos exercícios resolva essas e muitas outras: a ideia é gabaritar TODAS as questões de linguagem verbal e não verbal na prova!

Simulado